
Durante a operação especial da Polícia Militar do Paraná (PMPR) no feriado de 1º de maio, 68 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, apresentando sinais de embriaguez ou se recusando a fazer o teste do etilômetro, conforme previsto nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Desse total, sete foram presos por embriaguez ao volante.
A ação, coordenada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), também resultou na apreensão de 68 quilos de maconha, uma arma de fogo e na prisão de 13 pessoas por outros crimes cometidos em rodovias estaduais. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (5).
Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, foram registrados 59 acidentes nas estradas fiscalizadas, com 56 pessoas feridas e cinco mortes. A fiscalização contou com radares portáteis para coibir o excesso de velocidade e a realização de testes de alcoolemia nas abordagens.
Ao todo, 3.219 autos de infração foram lavrados e 5.654 imagens de radar foram capturadas. A operação também flagrou 149 condutores sem habilitação ou com irregularidades na CNH, conforme o artigo 162 do CTB. Além disso, 304 pessoas foram autuadas por não usarem cinto de segurança, em desacordo com o artigo 167 do código.
Um caso de destaque ocorreu na PR-585, em São Pedro do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Um homem de 47 anos foi preso após ser submetido ao teste de etilômetro, que indicou 0,77 mg de álcool por litro de ar expelido — mais que o dobro do limite considerado crime, que é de 0,30 mg/l.