
Santa Catarina é o estado com o maior crescimento econômico da região Sul do Brasil, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). Entre 2001 e 2024, a economia catarinense cresceu, em média, 2,5% ao ano — desempenho acima da média nacional.
O estudo destaca a conexão entre inovação e os setores tradicionais da indústria como um dos principais motores desse avanço. Em janeiro de 2025, por exemplo, Santa Catarina liderou o ranking nacional de produção industrial, com alta de 8,6%, refletindo o impacto positivo da tecnologia sobre a geração de valor e riqueza no estado.
“Nosso compromisso tem sido fortalecer o vínculo entre o ecossistema de inovação e os setores que formam a base da economia catarinense. Essa integração tem gerado resultados práticos, com mais empregos e desenvolvimento,” afirmou o governador Jorginho Mello.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, também ressaltou o papel das empresas locais nesse cenário.
“Companhias como WEG, Intelbras, Gelnex e Duas Rodas mostram como é possível inovar em setores tradicionais e transformar o estado em referência nacional.”
Além dos bons indicadores econômicos, Santa Catarina consolida sua reputação como um dos estados mais desenvolvidos do país, promovendo uma cultura empreendedora e inovadora que fortalece seu protagonismo no cenário nacional.