Eduardo Pimentel tem 81% de aprovação nos 100 primeiros dias de gestão

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas revela apoio expressivo à istração do prefeito, com destaque para ações em mobilidade, educação e saúde

·
Atualizado há 1 mês

(Foto: Prefeitura de Curitiba).

A gestão do prefeito Eduardo Pimentel em Curitiba alcançou 81% de aprovação popular nos primeiros 100 dias de mandato, segundo levantamento divulgado em 14 de abril pelo Instituto Paraná Pesquisas. Esta é a primeira pesquisa de avaliação desde que Pimentel assumiu o comando da cidade, em janeiro deste ano.

“Estou muito feliz, agradeço a confiança dos curitibanos. Esse resultado é fruto de todo o trabalho que temos realizado nesses primeiros 100 dias. Vamos redobrar nossos esforços”, afirmou o prefeito.

De acordo com o instituto, apenas 14,7% dos entrevistados desaprovam a atual istração e 4,3% não souberam ou preferiram não opinar. A aprovação expressiva se estende por todos os perfis da população, alcançando mais de 82% entre cidadãos de 25 a 44 anos, 83,3% entre pessoas com ensino médio e superando os 80% tanto entre a População Economicamente Ativa (PEA) quanto entre os que não fazem parte da PEA. Entre as mulheres, o índice chega a 84,7%, enquanto entre os homens é de 76,7%.

Para 63,1% dos curitibanos, a istração de Eduardo Pimentel é considerada boa ou ótima, enquanto apenas 8,8% a classificam como ruim ou péssima.

Entregas e programas em destaque

Nos primeiros 100 dias de governo, a gestão de Eduardo Pimentel já contabiliza 153 entregas importantes à população — uma média de 1,5 ação por dia. Entre os destaques está o programa Curitiba de Volta ao Centro, considerado o maior projeto de revitalização da história do centro da cidade, com iniciativas como o Domingo no Centro.

Na área social, o prefeito lançou o Vale-Creche, que garante vagas em creches para famílias com renda de até três salários mínimos, e o Vale-Qualificação, voltado à capacitação profissional. Também implantou a tarifa zero de ônibus para quem busca emprego via Sine municipal e a meia agem de R$ 3 aos domingos e feriados.

Na habitação, foram entregues mais de 100 casas a famílias em situação de vulnerabilidade no Bairro Novo do Caximba. Na mobilidade urbana, a gestão avançou com obras como a modernização da Avenida Victor Ferreira do Amaral, a revitalização da Rua Emiliano Perneta e a requalificação de trechos do Novo Inter 2, incluindo as ruas 21 de Junho e Hayton da Silva Pereira.

Também já foram iniciadas importantes obras de macrodrenagem nos rios Atuba e Mossunguê para combater enchentes, além do novo viaduto Curitiba-Pinhais, que fortalece a integração com a Região Metropolitana. Outro destaque é o convênio firmado com o Governo do Paraná para construir duas trincheiras na Linha Verde, interligando os bairros Xaxim e Capão Raso.

Na segurança pública, o prefeito autorizou a realização de concurso para a Guarda Municipal com 100 vagas. Na saúde, lançou o programa Especialidades em Ação, que amplia o o a consultas e exames especializados pelo SUS Curitibano, e o Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue, com ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti em toda a cidade.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!