Profissionais fazem pesquisa de campo em áreas de Unidades de Conservação do PR

IAT informa proprietários de terrenos nessas áreas que pode haver movimentação destes profissionais até o próximo mês. Eles vão coletar informações para compor os Planos de Manejo de dez Unidades de Conservação.

·
Atualizado há 3 anos

O Instituto Água e Terra (IAT) informa os proprietários de terrenos em Unidades de Conservação do Paraná e seus entornos que, nos próximos dias, servidores do órgão ambiental e funcionários da empresa ST Engenharia de Projetos estarão nestas áreas para coletar informações para elaboração dos Planos de Manejo das UCs.

Os documentos vão estabelecer as diretrizes ambientais, sociais e econômicas da gestão destas áreas e apoiar o seu entorno de forma orientativa. Desde setembro deste ano, a empresa, vencedora da licitação pública, trabalha na elaboração dos Planos de Manejo para dez Unidades de Conservação do Paraná.

Segundo o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Rafael Andreguetto, as informações são fundamentais para a correta gestão ambiental, social e econômica das unidades.

“Os Planos de Manejo são importantes para possibilitar, como uma das atividades, o turismo sustentável dentro das nossas Unidades de Conservação. É necessário saber o limite que cada área oferece para exploração turística e onde esse o deve ser bloqueado, a fim de garantir a proteção da biodiversidade local, por exemplo”, disse.

O diretor destacou, ainda, que o zoneamento estabelecido nos documentos não se restringe apenas à área da UC, mas também ao seu entorno, prevendo também parcerias com prefeituras, organizações da sociedade civil, comunidades tradicionais e empresas, com foco na conservação das áreas naturais protegidas.

Em todo o Estado, 42 das 70 Unidades de Conservação já possuem Planos de Manejo instituídos. Para conhecer mais sobre os documentos clique AQUI.

Profissionais realizam pesquisa de campo no entorno de Unidades de Conservação do Paraná | Foto: Denis Ferreira Netto

ÁREAS

A previsão é de que os estudos em campo sejam realizados até o final de novembro. As Unidades de Conservação que recebem os servidores e profissionais terceirizados durante este período são as seguintes:

– APA de Guaratuba

– Parque Estadual do Boguaçu

– APA da Serra da Esperança

– Parque Estadual São Francisco da Esperança

– Parque Estadual Santa Clara

– Parque Estadual do Guartelá

– Parque Estadual do Cerrado

– APA da Escarpa Devoniana

– Parque do Monge

– Parque da Ilha das Cobras

Profissionais realizam pesquisa de campo no entorno de Unidades de Conservação do Paraná | Foto: Alessandro Vieira/SEDEST