
No dia 14 de maio, a Regional Guarapuava do Crea-PR realizou a Reunião Preparatória para o 12º Congresso Estadual de Profissionais, com destaque para a participação dos profissionais de União da Vitória.
Foram analisadas 39 propostas, e 15 delas foram aprovadas para representar a regional no Congresso, que ocorrerá de 23 a 25 de julho de 2025, em Foz do Iguaçu.
Entre as propostas aprovadas, o engenheiro florestal Clodoaldo Goetz, conselheiro estadual do Crea-PR, sugeriu que os municípios usem os recursos da COSIP para implantar sistemas de energia solar fotovoltaica em prédios públicos. Segundo Goetz, “essa medida trará maior eficiência energética e redução de despesas a médio e longo prazo”.
O engenheiro civil Rafael Malucelli, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Iguaçu (AEAVI), também teve sua proposta aprovada. Ele propôs um mecanismo de ree do ICMS para incentivar os municípios a adotarem práticas sustentáveis, como geração de energia renovável, saneamento básico e mobilidade sustentável.
Dois delegados de União da Vitória foram eleitos para representar a regional no Congresso Estadual: os engenheiros Jhonatan Tony Goetz, civil, e Gilson Serafini, ambiental.
O gerente da Regional Guarapuava, engenheiro eletricista Thyago Nalim, conduziu o encontro, que contou com a participação de 48 profissionais.
As propostas aprovadas seguirão para avaliação no Congresso Estadual e podem avançar para o 12º Congresso Nacional de Profissionais, marcado para outubro, em Vitória (ES).