
Nas últimas semanas, o Núcleo Educacional Frei Deodato, em Porto União (SC), realizou a seleção de alunos para o Programa Protetor Ambiental Adolescentes (PROA Adolescentes). Desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental do Estado de Santa Catarina, com o apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal, o programa visa capacitar adolescentes para a proteção e preservação do meio ambiente.
O programa será executado pela unidade local da Polícia Militar Ambiental e tem como objetivo formar futuros defensores ambientais. Além disso, busca criar cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais. Ao todo, 25 alunos do Núcleo Educacional Frei Deodato, com idades entre 12 e 14 anos, foram selecionados para participar das aulas, que acontecerão no período matutino.

As aulas ocorrerão semanalmente, no contraturno escolar, e serão divididas em módulos sobre diversos temas: Polícia Militar e Ordem Unida, Ecologia, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos, Gestão da Flora, Gestão da Fauna, Unidades de Conservação e Atividades Extracurriculares. A aula inaugural está prevista para o dia 23 de abril, com formatura programada para novembro deste ano.