
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (12) o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A consulta deve ser feita na Página do Participante, ível com no portal Gov.br.
Também foram liberados os resultados das justificativas de ausência para candidatos que não compareceram aos dois dias de aplicação do Enem 2024 e pretendem realizar a próxima edição sem custo.
A aprovação da isenção ou da justificativa não garante a inscrição automática no Enem 2025. Todos os interessados devem se inscrever no exame entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O edital oficial com todas as regras ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Recursos podem ser enviados até sexta-feira
Candidatos que tiveram a solicitação de isenção ou a justificativa de ausência negadas podem entrar com recurso até 23h59 de sexta-feira (16), também pela Página do Participante.
Para isso, é necessário apresentar documentos que comprovem o direito ao benefício, conforme as condições estabelecidas no edital. São elegíveis à isenção:
-
Estudantes da rede pública matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025;
-
Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico;
-
Participantes do programa Pé-de-Meia.
Documentos como histórico escolar ou declaração da escola devem conter nome completo, data e . Só serão aceitos arquivos em PDF, PNG ou JPG, com até 2 MB. Documentos autodeclaratórios ou assinados por terceiros serão recusados.
Declarações falsas podem resultar na eliminação do exame, cobrança da taxa e responsabilização legal.
Resultado dos recursos será divulgado em 22 de maio
O resultado final dos recursos será publicado no dia 22 de maio. Candidatos que tiverem o recurso indeferido deverão pagar a taxa de inscrição para participar da prova.
Enem é principal via de o ao ensino superior
O Enem é utilizado como critério de seleção para programas federais como Sisu, Prouni e Fies. As notas também são aceitas por instituições portuguesas conveniadas com o Inep, permitindo o ingresso direto em cursos superiores no exterior.