Educação capacita 400 professores em ABA para inclusão escolar

Formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação visa aprimorar o atendimento de estudantes com autismo, TDAH, TOD e outras especificidades na rede pública

·
Atualizado há 1 mês

(Foto: Divulgação).

A Secretaria Municipal de Educação deu início, em abril, a uma capacitação voltada para 400 professores da rede municipal no uso da Metodologia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), com foco no atendimento a alunos com diagnósticos de autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e outras especificidades.

O treinamento é conduzido pela professora Carmen Ligia Gruner Lessing, mestre em Desenvolvimento Regional, neuropsicopedagoga e especialista em ABA. A formação tem como tema “ABA na educação – estratégias para a sala de aula: compreendendo comportamentos”, e será realizada ao longo de 2025.

Segundo a secretária de Educação, Solange Garcia Behrens, o objetivo é fornecer e técnico e pedagógico aos docentes, promovendo um ensino mais efetivo e personalizado.

“Hoje temos muitos alunos com laudos em sala de aula, e com essa capacitação os professores poderão desenvolver um trabalho mais eficaz, respeitando as necessidades individuais de cada estudante”, afirmou.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!