
A primeira frente fria de 2025, acompanhada por uma massa de ar frio e ventos úmidos, promete mudar o clima no Paraná nos próximos dias. Em Curitiba, as temperaturas devem cair até oito graus entre quinta-feira (03) e sábado (05), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Os menores registros do fim de semana estão previstos para Palmas e General Carneiro, com mínimas de aproximadamente 9°C.
A frente fria já está sobre o Oceano Atlântico, próxima à costa de Santa Catarina e do Paraná.
“É uma massa de ar instável, por isso, temporais isolados podem ocorrer em diversas regiões do Estado nesta quinta-feira. Apesar disso, não há previsão de chuvas volumosas ou tempestades severas, mas podem haver transtornos pontuais”, alerta Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Com a aproximação de uma nova massa de ar frio e a intensificação dos ventos oceânicos, as temperaturas continuarão em queda até o fim de semana, especialmente no Centro-Sul do Paraná. Em Curitiba, a temperatura mínima, que na quinta-feira ficou próxima dos 20°C, pode chegar a 12°C no sábado. Em Palmas e General Carneiro, as mínimas previstas giram em torno de 9°C.
Queda das Temperaturas Máximas
A temperatura máxima também terá uma queda significativa no Leste, Centro-Sul, Campos Gerais e extremo Sul do Norte Pioneiro. No sábado, os termômetros deverão marcar cerca de 20°C, enquanto na quarta-feira os valores chegaram a 30°C. Em Curitiba, as máximas no sábado e domingo devem ficar abaixo dos 20°C, podendo chegar a apenas 16°C no sábado. O vento gelado e constante intensificará a sensação de frio.
“Teremos a influência de ventos do quadrante Sudeste/Sul, associados a uma massa de ar frio. Embora o núcleo dessa massa não atinja diretamente o Paraná, ainda assim provocará uma queda acentuada nas temperaturas, principalmente no Centro-Sul e Leste do Estado”, explica Kneib.
Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, a umidade transportada pelo vento sul deve manter o céu encoberto, podendo haver garoa ocasional ao longo do fim de semana. Essa mudança climática marca o retorno de um frio mais rigoroso para os paranaenses.
Interior do Estado
No Interior do Paraná, apesar do predomínio do sol, as temperaturas não serão tão elevadas como nos dias anteriores. No sábado, os termômetros deverão ficar abaixo dos 30°C. No domingo, os valores podem ultraar esse patamar nos extremos Oeste e Noroeste, mas ainda assim ficarão abaixo dos registros da semana anterior. Em Loanda, por exemplo, onde as temperaturas aram dos 33°C na quarta-feira, a previsão é de máximas não superiores a 28°C no fim de semana.
Monitoramento Meteorológico
O Simepar conta com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. A instituição fornece dados para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, auxiliando em ações de resposta a eventos extremos, como enchentes, deslizamentos, alagamentos, incêndios e estiagens.
A previsão do tempo detalhada para os 399 municípios paranaenses está disponível no site www.simepar.br, com atualizações duas vezes ao dia. Os moradores podem consultar informações sobre volume de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e intensidade dos ventos, com detalhamento horário para o dia atual e o seguinte.