
O Paraná enfrentará temporais nos próximos dias devido à agem de duas frentes frias, conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A primeira já está no Sul do Brasil e começa a impactar o estado nesta sexta-feira (28). Após um breve período de sol no fim de semana, a segunda frente fria chega na segunda-feira (31), trazendo novamente chuvas intensas.
Chuvas e ventos fortes já nesta sexta-feira
Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, núcleos de instabilidade se formam à frente da primeira frente fria, organizando-se em uma linha de instabilidade que avança rapidamente pelo Paraná. Isso pode causar pancadas fortes de chuva, descargas elétricas e rajadas intensas de vento, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste do estado.
Temporais também são esperados entre o Sudoeste e o Centro-Sul do Paraná entre a tarde e a noite. No Leste, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, as chuvas chegam no fim do dia, mas com menor intensidade. No Norte, os temporais devem ocorrer de forma mais irregular.
Nova frente fria traz mais instabilidade na próxima semana
Na segunda-feira (31), outra frente fria avança pelo estado, trazendo novamente chuvas intensas e ventos fortes.
“A frente fria é uma zona de separação entre massas de ar quente e frio, provocando queda de temperatura, aumento da nebulosidade e tempestades com raios e granizo”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar.
Monitoramento climático do Simepar
O Simepar opera 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornecendo dados precisos para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O monitoramento inclui eventos extremos como alagamentos, deslizamentos e secas.
A previsão detalhada para os 399 municípios do Paraná pode ser ada no site www.simepar.br, com atualizações diárias que incluem volumes de chuva, temperaturas e velocidade dos ventos.