CARNAVAL EM SC: Calor intenso e risco de temporais

Secretaria de Proteção e Defesa Civil orienta sobre cuidados necessários para evitar acidentes e problemas de saúde

·
Atualizado há 3 meses

(Foto: Ricardo Trida/ Arquivo / Secom).

O carnaval em Santa Catarina terá a chegada da segunda onda de calor intenso no mês de fevereiro, com temperaturas acima dos 30°C em todo o estado. A umidade elevada contribui para o aumento da sensação térmica, que pode superar os 40°C em regiões do litoral, parte do Vale do Itajaí e do Grande Oeste catarinense.

De acordo com a Central de Monitoramento da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, a tendência é que esse cenário se mantenha pelo menos até o fim da próxima semana, sem previsão de mudanças significativas no tempo.

Além do calor intenso, há risco de temporais localizados, que podem ocorrer de maneira intensa, mas localizada, e vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A Proteção e Defesa Civil orienta que, em caso de chuva intensa, a população jamais ultrae áreas alagadas e pontilhões submersos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também alerta sobre os cuidados necessários para evitar problemas de saúde durante o calor intenso.

O médico e gerente técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Alfredo Schmidt Hebbel Busch, explica que o calor intenso pode levar a consequências clínicas como exaustão térmica, desidratação, fraqueza, perda de consciência, náuseas e vômitos.

Dicas para cuidar da saúde nas altas temperaturas incluem beber bastante água, evitar a exposição direta ao sol, usar chapéus e óculos escuros, usar roupa solta e clara, aplicar protetor solar e diminuir os esforços físicos.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!