Em alusão ao Dia do Trabalhador, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou nesta terça-feira (29) uma sessão solene para homenagear os trabalhadores que se destacaram no estado. A cerimônia aconteceu no Plenário da Casa e marcou a 30ª edição do Prêmio Personalidades Empreendedoras, promovido pela Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar). Os deputados Marcio Pacheco (PP) e Ney Leprevost (União) foram os proponentes da solenidade.
Durante seu discurso, Pacheco ressaltou a importância de valorizar aqueles que constroem o progresso do estado por meio do trabalho. “Estamos aqui para homenagear todos os trabalhadores, que merecem nosso respeito e carinho. São pessoas que aprenderam desde cedo que é preciso trabalhar para conquistar seus objetivos”, afirmou o parlamentar.
Ele também destacou a importância do equilíbrio entre trabalhadores e empresários. “O que seria dos empresários sem os trabalhadores? E o que seriam os trabalhadores sem os empresários? Precisamos de harmonia entre quem emprega e quem produz”, completou.
Representando os homenageados, o líder sindical e ex-parlamentar Custódio da Silva enfatizou a necessidade de maior reconhecimento ao trabalhador. “Hoje, muitos trabalhadores são esquecidos. Eles representam renda, economia e dignidade para nossa sociedade”, disse.

A delegada Ana Cláudia Machado, superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social das Mulheres, representou as mulheres homenageadas e destacou a importância de ações que promovam maior protagonismo feminino na sociedade. “É um grande incentivo ser reconhecida, mas ainda há muitos avanços a serem conquistados”, afirmou.
O empresário Wilson Picler também reforçou o papel essencial da força de trabalho para o desenvolvimento do país. “A Uninter emprega 1.500 pessoas. É com esse esforço conjunto que promovemos o crescimento social e econômico”, disse.
Já o presidente da Fotrapar, professor Walter César, celebrou mais uma edição do prêmio. “São histórias de vida que merecem nota 10. Precisamos valorizar o bom trabalhador”, concluiu.
A solenidade contou ainda com a presença de autoridades como o inspetor do Detran/PR, Adriano Furtado; o coordenador do Núcleo Assistencial de Comunidades da Secretaria Estadual do Trabalho, João Pereira; o vereador de Curitiba Professor Euler; a procuradora geral de Curitiba, Vanessa Volpi; e o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio De Geroni, entre outros representantes da sociedade civil.