A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou, nesta terça-feira (29), em primeiro turno, a concessão do título de cidadão benemérito ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva. A homenagem foi proposta pelas deputadas Mabel Canto (PP) e Maria Victoria (PP), além do deputado Hussein Bakri (PSD).
De acordo com a deputada Maria Victoria, a homenagem é um reconhecimento justo a uma trajetória marcada pelo compromisso com o aprimoramento institucional e com a excelência no serviço público. “Uma carreira marcada por contribuições brilhantes ao fortalecimento do sistema jurídico brasileiro, com atuação ética e técnica”, destacou.
A deputada Mabel Canto também ressaltou o orgulho do Paraná em homenagear Fernando Quadros da Silva. “Essa é uma forma de reconhecer sua atuação, integridade e contribuição para o nosso país”, afirmou.
Já o deputado Hussein Bakri, amigo pessoal do desembargador e seu conterrâneo de União da Vitória, destacou a trajetória de 30 anos na magistratura. “Sou testemunha da sua atuação sempre em prol de uma Justiça solidária e próxima da população, como tem feito à frente do TRF4. Ele é mais do que merecedor dessa homenagem, um orgulho para todo o Paraná”, afirmou.

Sobre o homenageado
Natural de União da Vitória, Fernando Quadros da Silva nasceu em 29 de março de 1964. Graduado em Direito pela Unicuritiba (1988), é especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília, mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná, doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Desde 2009, atua como desembargador no TRF4, atualmente presidindo a Corte no biênio 2023–2025. Com ampla produção intelectual, publicou livros e artigos sobre temas como agências reguladoras, crimes ambientais e juizados especiais federais.
Na carreira pública, ou pelo Ministério Público do Trabalho, foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, procurador do Estado do Paraná e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público. Também atuou como assessor parlamentar e advogado privado.
Pelas suas contribuições, recebeu importantes honrarias, como a Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), a Medalha Mérito Santos-Dumont (Aeronáutica), a Ordem Estadual do Pinheiro (Governo do Paraná) e o título de Cidadão Honorário de Maringá.