Trem das Etnias é lançado e inicia viagens neste final de semana
Foi apresentado oficialmente o projeto Trem das Etnias! A solenidade aconteceu na noite de sexta-feira, 28, na sede do Instituto Cultural Grünenwald, em Porto União, e reuniu autoridades do setor de turismo e cultura do Vale do Iguaçu, além de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e da Rumo Logística Operadora Multimodal S/A. O projeto tem como objetivo resgatar a história ferroviária da região e valorizar a diversidade cultural local, promovendo eios de trem que conectam o ado e o presente.
A Rumo Logística, empresa que opera ferrovias em diversas regiões do Brasil e é responsável pela infraestrutura ferroviária da região, também apoia a iniciativa. Andrea Mercaldo, diretora da empresa, destacou a importância do projeto para a valorização do turismo da região. “Desde o início, a Rumo compartilhou desse entusiasmo, enxergando não apenas um projeto turístico, mas uma grande oportunidade de valorizar nossa história e fortalecer o turismo ferroviário. E hoje, ver finalmente esse trem ganhando vida, pronto para resgatar memórias, contar histórias e impulsionar o turismo local é um motivo de grande orgulho para todos nós. O Trem das Etnias não é apenas um novo roteiro turístico. É um símbolo da nossa identidade, da nossa diversidade cultural, e do potencial que temos em transformar sonhos e realidade. Tenho certeza plena de que esse trem será um grande sucesso, e de que Porto União da Vitória entrará definitivamente nos trilhos do turismo rodoviário”.
A ANTT é o órgão responsável por regular e fiscalizar os serviços de transporte ferroviário no Brasil. O coordenador de autorizações ferroviárias da ANTT, Pedro Fernandes do Nascimento, enfatizou o compromisso da agência com o desenvolvimento do setor. “Nós estamos muito felizes com a inauguração desse trem e aqui celebrar todo esse evento que está sendo feito. A participação da ANTT aqui foi justamente poder viabilizar que essa preservação da memória rodoviária fosse instaurada em Porto União da Vitória”.
Para Leocir Weber, um dos responsáveis pelo projeto Trem das Etnias, o retorno da Locomotiva 310 aos trilhos abre caminhos para novos projetos no Vale do Iguaçu. “Observando a chegada dela hoje aqui, acho que muita gente ficou emocionada com essa situação. Esse sonho fazia parte da nossa cidade muitos anos atrás, e esses sonhos dessas máquinas trouxeram muito progresso para a nossa região. E, com ela retornando aos trilhos, fazendo com que agora as pessoas possam viajar com ela, isso a a ser novamente importante para a nossa região, justamente pelo fato de que ela vai novamente trabalhar para trazer o fortalecimento econômico das nossas cidades. Basta todos acreditarem. E não fica só nisso. Fica também uma mensagem subliminar de que outros processos devem vir junto, todas as pessoas são desafiadas a fazer novos projetos. Acho que não fica à Maria Fumaça. Todo mundo tem que fazer a sua parte”.
eios
Com grande expectativa, o projeto Trem das Etnias promete atrair turistas e moradores, proporcionando uma viagem inesquecível pela história e cultura da região. A primeira viagem oficial com ageiros já tem data marcada: será neste sábado, 05 de abril, às 9 horas, com saídas adicionais às 13 e às 17 horas no sábado e no domingo. O percurso acontecerá entre o Instituto Cultural Grünenwald, em Porto União, e a Estação Engenheiro Mello. Os ingressos custam R$ 120,00, com tarifa reduzida de R$ 90,00 para moradores de Porto União e União da Vitória. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial: www.tremdasetnivvale-br.diariodoriogrande.com.br.
Voltar para matérias