Equipe técnica viabiliza construção de equipamentos no Morro da Cruz 4l6v32
De acordo com Alice o encontro significou o ponta pé inicial para a obra que promete movimentar o setor do turismo local. Os novos equipamentos integrarão o Complexo Turístico Morro da Cruz, interligando o Parque do Centenário ao topo do Morro. “Conforme o cronograma de trabalho, tudo deve estar pronto em até 24 meses. Nesta primeira etapa acontecem as liberações ambientais e análise do projeto”, disse.
O projeto foi divulgado ao público no dia 10 de janeiro. Conforme a Assessoria de Comunicação, a intenção é a integração de Porto União em rotas turísticas já consolidadas e outros projetos de grande envergadura, como o Caminho do Rio do Peixe nas cidades do Meio-oeste Catarinense. “Eu sou um irador da cidade de Porto União. Se fosse para escolher um ponto turístico preferido eu diria que são todos porque cada um possui a sua particularidade e significado à cidade. Investimentos no turismo beneficiam o seu povo e a diversificação da economia local e regional”, acrescentou o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach.
Vale lembrar que o turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 e um dos primeiros a sentir os impactos negativos causados pelas políticas de restrições, cancelamento de viagens e fechamento de fronteiras.
A Organização Mundial do Turismo (OMT), em dezembro de 2020, divulgou uma nota informando que o período entre janeiro e outubro do ano ado perdeu 900 milhões de turistas internacionais, impacto que se traduz na perda de US$ 935 bilhões em receitas.
Complexo turístico Morro da Cruz j6ez
A ideia é promover a integração dos pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, o Parque do Centenário, o Instituto Grünenwald, entre outros.
A conexão entre o Instituto Grünenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário, segundo consta no projeto, poderá ser feita futuramente por meio de um teleférico (bondinho); a tirolesa partirá do topo do Morro do Cruz com destino ao Parque do Centenário.
Segundo Aline haverá também um funicular, que é um tipo especial de caminho de ferro utilizado para subir terrenos muito inclinados, ligando o topo do morro à Via Sacra.
Ainda, o Parque linear será mais uma opção para aproveitar os espaços nas margens dos rios Iguaçu e Pintado. O público contará também com novas trilhas que serão abertas no Morro da Cruz.
Também no topo do morro serão construídos mirantes, área comercial, estrutura com banheiros e bebedouros e a estação funicular assemelhando-se à estruturas de sucesso implantadas em outras cidades turísticas
Voltar para matérias