Bakri destaca distribuição gratuita de material escolar a alunos da rede estadual

Após quase dois meses de férias, cerca de 1 milhão de estudantes das 2.091 escolas estaduais do Paraná voltaram às aulas na última quarta-feira, 05. O ano letivo de 2025 começou com expectativa alta e o início da entrega dos kits material escolar, ação inédita na rede estadual.

Bakri destaca distribuição gratuita de material escolar a alunos da rede estadual

Foto: da assessoria

“O Paraná tem a melhor educação do Brasil não por acaso. Isso é fruto de investimentos em tecnologia nas salas de aula e nos laboratórios, melhoria na infraestrutura das escolas, qualificação da merenda, valorização dos professores. E agora a entrega gratuita do material escolar, garantindo economia aos pais e material de qualidade aos alunos”, afirmou o deputado Hussein Bakri, Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Entre as principais inovações para o ano letivo está justamente a distribuição gratuita de kits de material escolar, conforme as necessidades pedagógicas de cada nível: cadernos, réguas, lápis de cor, canetas, giz de cera, canetinhas, tesouras sem ponta. “A ação busca garantir que todos os alunos da rede tenham os materiais necessários para aprender, reduzindo gastos das famílias e promovendo equidade no ensino”, destacou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Inédita no Paraná, a distribuição gratuita dos kits beneficiará alunos de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I e são de responsabilidade do Estado. Vale ressaltar que os materiais destinados ao Ensino Fundamental I não serão entregues às escolas municipais, uma vez que estas não são geridas pelo governo estadual. O investimento total é de R$ 43 milhões.

Foto: da assessoria

Para este ano, a alimentação escolar da rede estadual também contará com novidades importantes: além da ampliação dos produtos adquiridos, todas as escolas terão arroz orgânico no cardápio, garantindo que ao menos um item orgânico seja consumido diariamente pelos alunos. Outra inovação é a inclusão de leite e iogurte orgânicos, que já começaram a ser distribuídos em Bocaiúva do Sul e Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, com previsão de ampliação ao longo do ano letivo.

O investimento recorde de R$ 275 milhões na alimentação escolar, concluído em dezembro de 2024, trará impactos diretos para a rede estadual. Além de fortalecer a nutrição dos estudantes, a medida também beneficia 209 cooperativas e associações de produtores rurais do Estado.

Já a parceria entre a Secretaria da Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai-PR), firmada em dezembro de 2024, ampliará significativamente a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2025. O número de vagas ou de 2.500 para 5.950, um aumento de 138%.

Os cursos, com duração de três anos, incluem especializações como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia, sendo incorporados à carga horária regular do ensino médio. Os alunos também terão direito a transporte e alimentação durante as aulas práticas.

Conforme cronograma já estabelecido, o primeiro semestre letivo em todas as escolas estaduais se estende até o dia 9 de julho de 2025. As férias de meio de ano vão de 10 a 25 de julho, com reinício das aulas previsto para o dia 28 do mesmo mês. O ano letivo de 2025 se encerra em 19 de dezembro.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias